domingo, 18 de novembro de 2012

Avanço Censurado

E se não pudermos mais usar palavras? Este post estaria em branco. Pois é esse o caso da palavra CIGANO, que devido a um esquisito pedido em 2009 querem proibi-la no dicionário Houaiss, o mais completo do país, por conter definições pejorativas.
Os dicionários, que deveriam trazer as palavras que já foram ou que são usadas e TODOS os seus significados, não cumprirá mais sua função se o pedido for concretizado. Assim não será apenas um verbete modificado, teríamos de mudar a definição de tantos outros, como a do próprio dicionário, que passaria a ser "banco das definições que agradam as pessoas".
Como diz Lya Luft "quem sabe vamos ficar mudos, porque ao mal-humorado essencial, e de alma pequena, qualquer uma pode ser motivo de escândalo". Cada vez que alguém decide atrapalhar a cultura porque não é de acordo nossa sociedade regride, assim perdemos um pedaço do que é nosso, perdemos a essência brasileira aos poucos. Para o lexicógrafo Bechara, a cultura brasileira está sendo assassinada, pois "a cada dia é torpeada por novas da patrulha do politicamente correto".
Se tirarmos de circulação todos os dicionários, todas as obras que possuem algum sentido pejorativo, o que sobrará? O que acontecerá as pessoas que utilizam essas palavras, serão punidas?
Mesmo que tirem CIGANO dos dicionários e obras, não será possível tirar da sociedade. Somos uma sociedade que busca o avanço, mas como avançaremos se cada vez mais formos censurados?


Oii, gente! Tudo bom? Como disse no post anterior, estava fazendo artigos de opinião para o colégio e esse acima foi um dos que mais gostei e resolvi mostrá-lo a vocês, espero que tenham gostado!
Beijos, 
Menina do Acaso

2 comentários:

  1. amei o texto , gostei bastante :)
    seguindo aqui ..
    http://pingos-de-cristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais do blog, e amei o texto :)
    s2hay.blogspot.com

    ResponderExcluir